Entre em contato com um de nossos especialistas!

Equipamento de proteção respiratória autônoma é kit indispensável na segurança do trabalhador, veja sua composição

Escrito por: Diego Sanches

O equipamento de proteção respiratória autônoma, também chamado de máscara autônoma ou PA, é utilizado pelos bombeiros em operações realizadas onde há a falta de oxigênio no ambiente ou presença de gases tóxicos. Trata-se de um equipamento de ar comprimido auto suficiente, que garante a respiração do trabalhador mesmo em condições adversas.

equipamento de proteção respiratória autônoma

O equipamento de proteção respiratória autônoma também é utilizado em trabalhos de longa jornada em espaços confinados, como galerias, tanques, dutos, reatores, tubulações, poços, entre outros. Esses locais apresentam riscos elevados de morte, asfixia, afogamento e esmagamento, exigindo soluções práticas e eficazes de ventilação para manter a saúde respiratória dos trabalhadores.

Esse equipamento consiste em máscara facial, válvula de demanda, regulador de pressão, suporte com cinto e cilindro de ar comprimido respirável. Alguns modelos oferecem máscaras extras para utilização de vítimas.

O equipamento de proteção respiratória autônoma proporciona ao trabalhador mobilidade e autonomia para atividades de combate a incêndio, salvamentos e atendimento às emergências químicas.

Se você procura uma empresa referência em equipamento de proteção respiratória autônoma, fale com a IBR Brasil, que há 10 anos desenvolve soluções completas em segurança do trabalho, com equipamentos e serviços de última geração, desde a aquisição até a manutenção. Ligue agora e fale conosco!

Procurando por equipamento de proteção respiratória autônoma, vai achar no website da IBR Brasil Distribuidora de Equip. SEG LTDA. Realize uma cotação agora e descubra a líder do mercado.

Sim, você não leu errado! Quando a busca é por equipamento de proteção respiratória autônoma aqui com a IBR Brasil Distribuidora de Equip. SEG LTDA você irá encontrar prazo de entrega adequada com parcelamento via cartão em até 4x.

equipamento de proteção respiratória autônoma




Perguntas e Respostas

Equipamento de proteção respiratória autônoma é kit indispensável na segurança do trabalhador, veja sua composição?

Um equipamento de proteção respiratória autônoma (ERPA) é um conjunto de equipamentos de proteção individual (EPI) que permite que o trabalhador respire em ambientes com atmosferas perigosas. O ERPA é composto por uma máscara facial, um tubo de respiração, uma unidade de suprimento de ar e uma bateria. A máscara facial é usada para cobrir a boca e o nariz, e o tubo de respiração fornece ar fresco para o trabalhador respirar. A unidade de suprimento de ar carrega uma bateria que alimenta o compressor, que fornece ar fresco para o tubo de respiração.

Equipamentos de ventilação portátil oferecem segurança em trabalhos em altura ou em espaços confinados?

Não há nenhuma garantia de que um equipamento de ventilação portátil ofereça segurança em trabalhos em altura ou em espaços confinados. No entanto, se usado de acordo com as instruções do fabricante e com as boas práticas de segurança, pode ajudar a minimizar o risco de acidentes.

Ventilação de espaços confinados evita asfixia e envenenamento dos trabalhadores?

Sim. A ventilação de espaços confinados evita asfixia e envenenamento dos trabalhadores, uma vez que mantém o ar fresco e livre de gases tóxicos.


Preencha o formulário e em breve entraremos em contato


  • Bosque
  • Botafogo
  • Cambuí
  • Centro
  • Guanabara
  • Vila Itapura
  • Vila Industrial