Entre em contato com um de nossos especialistas!

Providenciar epi para espaço confinado é norma obrigatória, entenda

Escrito por: Diego Sanches

O uso de EPI para espaço confinado é obrigatório por lei para garantir a segurança do trabalhador de espaços confinados.

epi para espaço confinado

Um espaço confinado é um ambiente que não foi projetado para ocupação humana contínua, possui meios limitados de entrada e saída, ventilação insuficiente ou inexistente e representa um risco alto de aprisionamento para o trabalhador.

A norma regulamentadora NR 33 da CLT estabelece que cabe ao empregador identificar os espaços confinados existentes no estabelecimento, identificar os riscos específicos de cada espaço confinado, implementar a gestão em segurança e saúde no trabalho em espaços confinados, por medidas técnicas de prevenção, administrativas, pessoais e de emergência e salvamento, de forma a garantir permanentemente ambientes com condições adequadas de trabalho e garantir a capacitação continuada dos trabalhadores sobre os riscos, as medidas de controle, de emergência e salvamento em espaços confinados.

Alguns exemplos de EPIs para espaço confinado são cintos de segurança, respiradores, capacetes, botinas, luvas, óculos de proteção, trava-quedas, entre outros. Esses equipamentos previnem, reduzem e eliminam riscos de acidentes graves.

Se você procura EPIs de qualidade para espaços confinados, fale com a IBR Brasil. Há mais de 10 anos oferecemos EPIs que seguem as mais rígidas normas de segurança, com atendimento personalizado, na medida das suas necessidades. Fale agora conosco!

Buscou por EPI para espaço confinado, encontre a empresa líder do mercado. Fale conosco hoje e ache os nossos serviços.

EPI para espaço confinado




Perguntas e Respostas

Providenciar epi para espaço confinado é norma obrigatória?

A norma NR-18 é obrigatória para todas as empresas que possuem espaços confinados em seus ambientes de trabalho.

Equipamentos de ventilação portátil oferecem segurança em trabalhos em altura ou em espaços confinados?

Não há nenhuma garantia de que um equipamento de ventilação portátil ofereça segurança em trabalhos em altura ou em espaços confinados. No entanto, se usado de acordo com as instruções do fabricante e com as boas práticas de segurança, pode ajudar a minimizar o risco de acidentes.

Ventilação de espaços confinados evita asfixia e envenenamento dos trabalhadores?

Sim. A ventilação de espaços confinados evita asfixia e envenenamento dos trabalhadores, uma vez que mantém o ar fresco e livre de gases tóxicos.


Preencha o formulário e em breve entraremos em contato


  • Bosque
  • Botafogo
  • Cambuí
  • Centro
  • Guanabara
  • Vila Itapura
  • Vila Industrial